Áreas de Concentração: Diagnóstico


Linhas de Pesquisa


 I – Tecnologias aplicadas a Agentes Infecciosos  e Parasitários;

Produção, validação, aplicação e aprimoramento de técnicas, produtos e protocolos sorológicos, de cultura, microscópicos, moleculares e tecnológicos, protocolos terapêuticos e simulações de situações práticas utilizando a elaboração de dispositivos e protótipos para diagnóstico das doenças infecciosas e parasitárias. Aborda agentes infecto-parasitários com potencial para impacto direto ou indireto em um grande número de indivíduos em um curto período de tempo. Este impacto pode causar danos massivos diretamente à saúde humana, agropecuária ou meio ambiente. As pesquisas terão impacto prático na qualidade dos cuidados de saúde prestados ao individuo e a comunidade e têm elevado potencial para tornarem-se produtos técnicos e tecnológicos que contribuam com o aperfeiçoamento da prática profissional tanto dos pesquisadores como de toda a comunidade de profissionais do campo de saúde envolvido em diagnósticos, favorecendo a economia de recursos e de tempo e direcionando tomada de decisões com maior qualidade.


 II – Tecnologias aplicadas à Bioquímica, Biologia Molecular e Hematologia

Produção, validação, aplicação e aprimoramento de técnicas, produtos e protocolos de contagem e morfologia celular, hemostasia e imunofenotipagem de células sangüíneas para diagnóstico e manejo das doenças hematológicas. Também pesquisa os diagnósticos bioquímicos e moleculares para o manejo dos distúrbios do metabolismo, homeostase e doenças hereditárias. Visa diminuir os custos de diagnósticos ao proporcionar a realização de pesquisas e produção de produtos técnicos e tecnológicos  para o desenvolvimento dos chamados testes rápidos, de utilização simples e leitura fácil, substituindo com vantagens alguns testes convencionais. 


III – Tecnologias aplicadas à Patologia animal, Zoonoses e Saúde única 

Abrange os estudos sobre o desenvolvimento de ferramentas auxiliares de diagnóstico e desenvolvimento de estratégias de controle de doenças em animais. Engloba estudos in vivo, in vitro e de evolução molecular computacional, aprimoramento e validação de técnicas bioquímicas, sorológicas, hematológicas e parasitoscópicas para diagnóstico de doenças em animais de interesse veterinário e em zoonoses. Desenvolvimento de processos tecnológicos, protocolos, produtos e/ou softwares para diagnóstico que apontem para a inovação, melhoramento, aprimoramento e qualidade das informações em diagnóstico e qualidade nas análises clínicas.


IV – Ameaças Biológicas

Essa linha de pesquisa busca o desenvolvimento tecnológico de produtos, processos e metodologias destinados ao controle e prevenção de doenças causadas por microrganismos (como bactérias, vírus, fungos e parasitas) e outras ameaças biológicas emergentes e reemergentes.Criação, validação e otimização de novos ensaios, biossensores ou dispositivos para a detecção rápida e precisa de patógenos. Pesquisa e desenvolvimento de vacinas, soros e outros produtos biológicos para a prevenção e tratamento de doenças infecciosas. Inovação em tecnologias e estratégias de controle de vetores. Criação de softwares, sistemas de informação ou ferramentas de vigilância epidemiológica e genômica para a rápida identificação e acompanhamento da dispersão de ameaças biológicas.